Contribuindo para a formação de acadêmicos e profissionais qualificados

LSSP—Laboratório de Simulação de Sistemas de Produção

Sobre o LSSP

O LSSP foi criado em 1995 com objetivo inicial de estudar, desenvolver e implantar a simulação computacional como ferramenta de análise e solução de problemas na área de sistemas de produção.

O LSSP teve sua origem a partir de uma parceria estabelecida entre os Professores recém doutores do PPGEP da UFSC, Dalvio Ferrari Tubino, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, e Paulo José de Freitas Filho, do Departamento de Informática e Estatística, com a PARAGON Tecnologia Ltda. (www.paragon.com.br), representante para a América Latina do software de simulação ARENA da Systems Modeling Corp.

Esta parceria com o LSSP em 1995 foi a precursora de uma série de parcerias que a PARAGON desenvolveu a posteriori com outras instituições de pesquisa dentro das universidades brasileiras.

A partir do estabelecimento desta parceria foi disponibilizada para o LSSP uma versão completa do software ARENA (com chave para desenvolvimento de soluções), permitindo que os pesquisadores desenvolvessem tanto trabalhos acadêmicos dentro do PPGEP, a partir das disciplinas de Sistemas de Produção Industriais e Simulação Computacional, como trabalhos práticos voltados para soluções aplicadas nas empresas.

Com a experiência adquirida e o crescimento das opções de pesquisa e aplicação da simulação computacional, no início de 2000, o Professor Paulo J. de Freitas Filho optou por criar um novo laboratório, junto ao Departamento de Informática e Estatística da UFSC, denominado de PerformanceLab,  focado exclusivamente na simulação como ferramenta de análise, parceiro do LSSP para projetos conjuntos que envolvam simulações, enquanto que o LSSP ampliou seu escopo para atuação na área de Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, principalmente no que se refere as seguintes três linhas de pesquisa:

1. Jogos computacionais como ferramenta de ensino de PCP;

2. Benchmarking industrial como ferramenta de diagnóstico;

3. Estudo e implantação de sistemas enxutos na indústria.

 

Para falar conosco:

 

Tel: 48-3721-7052

Fax: 48-3721-1255

Email: tubino@deps.ufsc.br